DestaquesIpu

Beneficiários do Bolsa Família estão tendo o benefício cancelado em Ipu

Ipu Post
Muitos beneficiários do Bolsa Família no município de Ipu estão tendo o benefício cancelado por determinação do Governo Federal.
 
Para receber o benefício, o cidadão precisa seguir uma série de regras, como ser enquadrado em baixa renda e manter os filhos na escola regularmente, além de manter o cadastro permanentemente atualizado.
 
O coordenador do Bolsa Família em Ipu, Valfrido Dantas, disse que o município já chegou a ter cerca de 7 mil beneficiados e atualmente esse número está em 6.229 usuários. “‘Esses cortes foi geral no Brasil todo, tivemos informações através das redes sociais que teve um corte de 543 mil famílias do bolsa família em todo o Brasil”disse.

Valfrido explica em entrevista para rádio Iracema de Ipu, o porque do grande número de cancelamentos. “O motivo na grande maioria é a renda. – muitas vezes a pessoa diz mais eu não tenho essa renda, mas às vezes a pessoa teve um trabalho de carteira assinada e não foi dado baixa na empresa, as vezes também no caso de um carro, eles estão rastreando pelo Renavam, também eles consultam estão rastreando pelo INSS também e pelo própria renda da pessoa que a pessoa possa adquirir através de uma carteira assinada” explica.

Tem casos que um trabalho como vendedora de cosméticos é um dos motivos para o cancelamento. “A pessoa vem aqui quando está precisando, faz o cadastro não tem nenhuma renda, depois de dois anos passa a viver um pouco melhor. O que é que acontece, a pessoa não informa essa renda que foi atribuída dentro da sua casa. O governo todo mês passa um pente fino em todos beneficiários, através do CPF da pessoa ele consulta que ela não tem mais a renda que ela informou quando fez o cadastro. Pelo CPF eles estão rastreando tudo.” disse.

O coordenador explica o que o beneficiário deve fazer caso o seu cartão esteja bloqueado. “Os beneficiários que quando vão tirar o seu benefício e está bloqueado ou cancelado, pedimos que se dirija aqui a Secretaria de Assistência Social com extrato bancário na mão, para gente ver o motivo do bloqueio do cancelamento, se a pessoa estiver com cadastro tudo ok, a gente orienta a pessoa ligar diretamente para Brasília no telefone do 0800, que tem abaixo do extrato bancário. Ele envia o telefone para pessoa ligar isso ela tiver com cadarço todo atualizado, porque aí não tem como a gente questionar uma coisa que está certa, só quem pode dar essa resposta ao beneficiário diretamente em Brasília” disse.

Com informações Netcina via Ipu Noticias

Comente com Facebook