CearáIpu

365 mil candidatos estão aptos a fazer a prova do Enem no Ceará

Escola Auton Aragão, um dos locais de Ipu onde esteve sendo aplicadas as provas. (Foto: Reprodução/Ipu Noticias)
Ipu Post
O Ceará tem 365 mil candidatos aptos a fazer a prova do Enem neste e no próximo domingo (05 e 12), conforme dados divulgados pelo Inep. 
 
O Ceará é o sexto estado com maior número de inscrições, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. São Paulo, que lidera o ranking, tem 1.136.851 de candidatos inscritos. 
 
Em todo o Brasil, são 6,7 milhões de participantes que enfrentarão pela primeira vez a mais recente mudança no formato do exame, sem provas aos sábados. A última alteração no modo de aplicação havia sido em 2009, quando a prova deixou de ser feita em um só dia com 63 questões. 
 
Agora, nove edições depois da primeira reformulação, o Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito em 27 instituições de Portugal. Para o Ministério da Educação (MEC), é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o gao kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos. 
 
Horário de verão
 
Apesar de o cartão do candidato afirma que os portões fecham às 13h, horário limite para a chegada dos estudantes, essa informação segue o horário de Brasília. No Ceará, que está fora da mudança do horário de verão, os portões fecham ao meio-dia. 
 
Fonte: G1/CE via Ipu Noticias

Comente com Facebook