O incêndio que começou no último sábado está localizado próximo a Bica do Riachão, na tarde desta segunda-feira (6) de novembro. Existe suspeita extra-oficiais que o fogo tenha sido criminoso, mas só poderá ser confirmada pelos órgãos competentes.
Há três dias um incêndio de grandes proporções está consumindo uma vasta extensão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica de Ipu, o fogo que começou no meio da tarde do último sábado, dava pra ser vários bairros e á quilômetros de distancia da sede do município.
O Corpo de Bombeiros de Crateús chegou ao local e trabalhou na tentativa de apagar, os focos foram controlados, mas durante a tarde deste domingo (5), voltou com toda força e devastou a vegetação seca, a influencia do calor, altas temperaturas e também os ventos fortes contribuem para o aumento da queimada.
O ambientalista Petinha Lira registou a queimada através de videos e fotos. O sentimento é de revolta, indignação, vergonha da sociedade e da municipalidade, destaca o ambientalista ao referi-se ao fogo. Na manha deste segunda-feira (6), até uma equipe da Guarda Civil Municipal esteve tentando apagar as chamas.
Segundo destacou o repórter Ademir Gregório, o local é de difícil acesso, pois só da para ir de carro até um determinado ponto, dai em diante é uma caminhada de pelo menos 20 minutos. A maior preocupação era que o incêndio pudesse chegar a Bica de Ipu.
Em 2015
Há cerca de 2 anos, um grande incêndio chegou muito perto do restaurante Bica Parque e mobilizou a população a dirigissem ao local até a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros de Sobral, a ação com veículos levando água foi crucial para que o fogo não queimasse a estrutura de madeira.
Na época, o fogo considerado criminoso devastou a vegetação da Área de Proteção Ambiental (APA), da Bica de Ipu, matou animais até ameaçar o restaurante, no enquanto até hoje o caso não esclarecido.
Da Redação do Ipu Post
Diretor Geral: Jardel Pessoa
Comente com Facebook