Hoje, o estacionamento rotativo só está em cinco bairros. A ampliação ocorrerá a partir de maio, de modo gradativo. O tempo de estacionamento com um cartão variará conforme o fluxo de veículos na área de Fortaleza
O prefeito Roberto Claudio (PDT) anunciou o novo sistema de estacionamento na tarde desta quinta-feira, 22, em entrevista coletiva no Paço Municipal. Foram comunicadas mudanças estruturais, como o aumento de vagas e requalificação de vagas existentes, além da digitalizaçao da compra e renovação das vagas.
Hoje, os espaços de zona azul estão espalhados pelos bairros Centro, Aldeota, Meireles, Dionísio Torres e Montese. Com as mudanças anunciadas, outras 19 novas áreas serão contempladas com o estacionamento rotativo. São elas:
– Benfica
– Cidade dos Funcionários
– Cocó
– Edson Queiroz
– Farias Brito
– Fátima
– Jóquei Clube
– Messejana
– Papicu
– Parangaba
– Parque Manibura
– Parquelândia
– Praia de Iracema
– Praia do Futuro
– Presidente Kennedy
– Rodolfo Teófilo
– São Gerardo
– Sapiranga
– Varjota
Ao todo, passam a ser 24 bairros com zona azul.
O processo de implantação começará a partir de maio, de modo gradativo. O pontapé inicial deverá ser pelo Centro, com o aperfeiçoamento das vagas já existentes, 779, e, na sequência, com a criação de 1,2 mil novas vagas. Conforme a Prefeitura, o objetivo é atingir aproximadamente duas mil vagas rotativas no local.
Na entrevista, Roberto Claudio afirmou que Fortaleza ainda tem uma zona azul antiga e mal controlada, fatores que estimularam o redesenho. “O grande benefício da zona azul eficiente é garantir maior rotatividade em áreas comerciais da cidade e, com isso, reduzir os engarrafamentos”, afirma o prefeito, ressaltando que a medida melhorará o comércio dos locais. Ele defende que onde não há zona azul, há engarrafamentos.
Vagas online
Conforme o prefeito, uma novidade é a compra e renovação das vagas por meio de aplicativos. “Isso torna o processo de acesso à vaga de estacionamento muito mais simples, muito mais fácil e muito mais amigável”, argumenta.
Qualquer empresa poderá se cadastrar para vender os cartões, desde que esteja de acordo com os pré-requisitos. Embora os critérios não tenham sido informados, o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, adiantou que serão básicos. Segundo ele, a partir do momento que várias empresas prestam o mesmo serviço, o consumidor tende a ganhar com esta concorrência.
![](https://www.opovo.com.br/noticiasimages/app/noticia_146418291334/2018/02/22/351299/IMG-20180222-WA0070.jpg)
Tempos diferentes para o mesmo cartão
O chefe do Executivo Municipal diz que as áreas da cidade foram classificadas em três níveis a partir do fluxo de trânsito. Onde os locais são engarrafados e com muito comércio – a exemplo do Centro – o Cartão Azul Digital (CAD) valerá por uma hora. Nos locais considerados como tendo médio fluxo, motoristas poderão estacionar por duas horas. Nas áreas onde o trânsito é baixo e há a necessidade de estar estacionado por muito tempo, o CAD valerá por cinco horas. Este último, diferente dos outros dois, não pode ser renovado em virtude do largo tempo. Todos os tempos custarão o mesmo preço.
Para onde vai o dinheiro?
A Prefeitura informou que 100% do recurso arrecadado será investido na política de infraestrutura cicloviária do Município: ampliação de ciclofaixas, de ciclovias e mais pontos do programa de bicicletas compartilhadas. “Essa é uma inovação que só existe em Barcelona. A gente é a primeira cidade do Brasil a vincular a Zona Azul
Fiscalização
“Em cada bolsão desse de Zona Azul nós teremos uma câmera de vigilância. Essa câmera servirá para garantir mais segurança para as pessoas que estacionam o carro ali, mas servirá também para ofertar essas imagens para as centrais de monitoramento para a polícia militar”, explica Roberto Cláudio. Ele afirma que cem novas áreas contarão com o aparato.
CARLOS HOLANDA
Fonte: O Povo Online
Comente com Facebook