DestaquesNacional

Prova de exatas do Enem terá meia hora a mais; pedido de isenção de taxa começa em 2 de abril

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Foram divulgadas também datas e restrições às solicitações de isenção de taxa de inscrição do Enem deste ano

 Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 terão 30 minutos a mais do que exame do ano passado para realização da prova de segundo dia, que contempla ciências da natureza e matemática. A primeira prova, com cinco horas e meia de duração, será aplicada no dia 4 de novembro e a segunda no dia 11 de novembro. Edital do Enem 2018 foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21. No primeiro dia, aplicam-se provas de redação, linguagens e ciências humanas. Já no segundo dia, provas de ciências da natureza, que incluem biologia, física e química, e matemática.

As inscrições serão abertas no dia 7 de maio, às 10 horas, e encerradas à meia-noite do dia 18 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 82 – com pagamento devendo ser efetuado entre os dias 7 e 23 de maio.

Isenção

Os pedidos de isenção de taxa de inscrição do Enem poderão ser feitos entre 2 e 11 de abril. Os candidatos que tiverem direito à isenção e que não compareceram às provas do exame do ano passado deverão justificar ausência, entre 2 e 11 de abril, por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência para participar do Enem 2018.

Entre os contemplados com a isenção, estão:

• Estudantes de escola pública cursando a última série do ensino médio neste ano
• Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
• Estudantes com bolsista integral em escolas privadas que tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio

Direitos Humanos

Foi retirado do edital do Enem 2018 a previsão do ano passado de nota zero para candidatos que desrespeitassem os direitos humanos. A determinação, que constava em um item do edital, chegou a ser suspensa antes da aplicação da prova pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Confira o cronograma do Enem 2018

• Pedidos de isenção de taxa: 2 a 11 de abril
• Justificativa de isenção de taxa: 2 a 11 de abril
• Inscrições: 7 a 18 de maio
• Local de prova: Outubro 
• Provas: 4 e 11 de novembro
• Resultado: Janeiro de 2019

 

 

Fonte: Redação O POVO Online

Comente com Facebook

%d blogueiros gostam disto: