CearáDestaques

Gerador da UPA do Autran Nunes não funciona durante apagão e pacientes ficam sem atendimento

(Foto: Samuel Pimentel)
Ipu Post

Burocracia em sistema impossibilitou o atendimento. Sem ar-condicionado, pacientes relataram muito calor no local

 O gerador da Unidade de Pronto Atedimento (UPA), do Autran Nunes, não funcionou durante o apagão e os pacientes que aguardavam no local ficaram sem atendimento. O caso aconteceu nesta quarta-feira, 21. 

Pacientes relataram ao O POVO Online que a unidade de saúde estava lotada quando aconteceu a queda de energia, no fim desta tarde, e que muitas pessoas desistiram de buscar atendimento e foram embora. Outras, que necessitavam de atestado médico, permaneceram no local. A unidade só atendia os casos mais graves e foi relatado que não havia previsão para voltar o atendimento.

 
A recepcionista da UPA, Paulina Araújo, explicou que o sistema é informatizado e que não tem como atender, pois só é liberada a medicação com o cadastro da chegada. Policiais militares que chegaram na unidade em busca de atendimento também foram embora sem a consulta médica. O paciente Antônio Thiago de Lima informou que chegou na unidade hospitalar por volta das 13 horas. No entanto, às 20 horas ele seguia sem previsão de ser atendimento. “Quando teve o apagão, o ar-condicionado desligou e ficou muito calor lá dentro”, relatou. 

A paciente Silvia do Nascimento acompanhava a filha e disse que ela estava com fortes dores do estômago. A mãe falou da necessidade do atestado médico e disse que só sairia do local quando conseguisse o documento. “Se estiver morrendo eles atendem. Um rapaz chegou assim e foi atendido. Vim acompanhar minha filha. Ela está com dortes fortes no estômago. Vou aguardar para conseguir um atestado”, relata.O POVO Online não conseguiu contato  com a Secretaria de Saúde do Estado. 

Com informações do repórter Samuel Pimentel 

Fonte: O Povo Online

Comente com Facebook

Ipu Post