O fotógrafo de Ubajara e estudante de jornalismo, Carlos Camelo, 25, foi um dos vencedores do Brasilian Photo Show, o maior concurso de fotografia popular do país, na categoria retrato de pessoas, com a foto Pobreza do Sertão. Dentre os 400 premiados, somente dois cearenses foram selecionados, Carlos é um deles.
“Casa sem reboco, chão de terra, crianças dormindo com os colchões no chão, banheiro de palha ao relento, fogão de lata. O olhar fixo de uma criança e da mãe para a lente, reflete uma triste realidade”, essa foi a legenda que acompanhou a imagem vencedora. “É algo muito forte, pois mostra que apesar de estarmos no século XXI, muitas pessoas ainda passam por necessidades no nordeste brasileiro”, diz Carlos.
As premiações irão ocorrer em Brasília nos dias 13, 14 e 15 de novembro. Todas as fotos vencedoras serão publicadas no livro oficial do concurso.
Sobre o concurso Brasilian Photo Show
O projeto surgiu no início de 2015 e mais de 5,2 mil fotógrafos de todo o país se inscreveram na premiação. A proposta original é realizar em Brasília um evento que fosse tão importante para a fotografia quanto o Oscar é para o cinema.
A primeira edição não teve divisão por categorias, e todas concorriam simultaneamente. Em 2018, as obras estão separadas em dezesseis categorias diferentes. Além da opinião de especialistas, a dimensão do evento também influenciou: pelo menos 9 mil profissionais de todo o país inscreveram trabalhos em 2017.
Nesta edição, foram 16 categorias das mais diversas, algumas dentre elas: melhor fotografia sensual, melhor foto jornalística, e melhor foto randômica, para obras que não estão em nenhuma das categorias anteriores, por exemplo. O julgamento das obras é feito por fotógrafos profissionais.
Fonte: (Ubajara Notícias)
Comente com Facebook