DestaquesIpu

Ipu (CE) Fiscais da Adagri examinam porcos em vistoria de rotina em Abílio Martins

Ipu Post

Vistoria visa a prevenção contra possíveis doenças que os animais possam vim adquirir futuramente, no local os fiscais fizeram o cadastramento de criadores.

Uma equipe de fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, esteve no distrito de Abílio Martins, na zona rural do município de Ipu, no Noroeste do Ceará, no local os agentes fiscalizam criações de animais, exclusivamente porcos.

Durante a visita no distrito, os fiscais cadastraram criadores dos animais, logo em seguida os agentes examinaram os porcos de um dos criadores da comunidade, de acordo com dos fiscais, a visita na comunidade, trata-se de uma vistoria de rotina e busca precaver futuras doenças nos animais.

A reportagem do Ipu Post, com o diretor-geral, o blogueiro Jardel Pessoa, esteve no local acompanhando os fiscais. Em conversa com um dos agentes, ele destacou que a visita ao local trata-se de um trabalho rotineiro e de prevenção. 

Durante a entrevista, a nossa reportagem questionou sobre os recentes casos de peste suína clássica no estado do Ceará, ele disse que os casos foram descobertos após um criador de porcos notar que mais de 100 animais morreram sem explicação em seu criadouro.

A Peste Suína Clássica, é uma doença causada por vírus, acometendo os suínos, altamente contagiosa, é caracterizada por febre alta, lesões avermelhadas na pele e alta mortalidade. No distrito de Abílio Martins, não há registros de casos da doença.

No Ceará, pelo menos quatro cidades estão com casos confirmados de acordo com o Jornal O Povo, dentre elas, Forquilha, Varjota, Santa Quitéria e Groaíras, na região de Sobral no Norte do Estado.

 

Da Redação do Ipu Post
Diretor-Geral: Jardel Pessoa

Comente com Facebook

Ipu Post