CearáDestaques

Céu alaranjado desta sexta-feira; Entenda fenômeno registrado por internautas

O Diretor-Geral do Portal Ipu Post, o Blogueiro Jardel Pessoa flagrou o fenômeno em Abílio Martins. (Foto: Jardel Pessoa/Agência Ipu Post)
Ipu Post

Internautas registraram fenômeno em cidades no interior do estado do Ceará.  Mesmo sendo um fenômeno normal, impressionou leitores.

Na tarde desta sexta-feira (4) de janeiro de 2019, internautas de várias cidades na região Noroeste do estado do Ceará, registraram em fotografias e posts em redes sociais como Facebook e o aplicativo de mensagens instantânea WhatsApp, um fenômeno que deixou muitos encantados. 

O fenômeno do céu alaranjado foi acompanhado por moradores de cidades como Ipu, Ipueiras, Ararendá e Croatá da Serra no final da tarde. Em Abílio Martins, no interior de Ipu, a reportagem do Ipu Post flagrou o fenômeno em frente a Chapada da Ibiapaba.

Fenômeno em Ipueiras. (Foto: Izabel Oliveira)

O fenômeno foi registrado por Priscila Frota em Flores e David Guilherme no centro da cidade. Em Ipueiras, a leitora Izabel Oliveira também fez clicks, em Croatá da Serra e Ararendá internautas também relataram ter visto o céu alaranjado.

De acordo com a pesquisa que nós fizemos, quando o Sol surge e se despede na linha do horizonte, o céu assume uma cor entre o laranja e o vermelho. A luz que vem da estrela é a mesma e a atmosfera também, mas a posição entre eles muda – e, consequentemente, a cor do céu.

No nascer e no pôr do Sol, as ondas de luz percorrem um caminho muito mais longo para chegar até nós, ou seja, atravessa ainda mais camadas de gases dentro de nossa atmosfera do que quando o astro-rei está a pino.

Assim, a trajetória dessa luz sofre interferência maior e vai sendo espalhada até chegar em nós. Os gases atmosféricos funcionam como um filtro de ondas curtas, sendo assim, preservada a onda mais comprida do espectro de luz: a vermelha, seguida pela laranja.

Ou seja, além de não ser novidade, o sol pode refletir em vários pontos geográficos, e a luz tendo sete cores, no momento do fenômeno, a laranja pode ocorrer com mais intensidade, deixando o céu com um tom amarelado.  Além disso, alguma chuva que aconteça pela manhã ou a tarde em outras regiões próximas, também pode contribuir para o fenômeno.  Nesse caso é chamado de “Cumulonimbus“, ou seja, nuvens de tempestades que refletem a luz solar, principalmente a cor laranja. 

O Diretor-Geral do Portal Ipu Post, o Blogueiro Jardel Pessoa flagrou o fenômeno em Abílio Martins. (Foto: Jardel Pessoa/Agência Ipu Post)
O Diretor-Geral do Portal Ipu Post, o Blogueiro Jardel Pessoa flagrou o fenômeno em Abílio Martins. (Foto: Jardel Pessoa/Agência Ipu Post)
Fenômeno em Ipu. (Foto: David Guilherme)
Fenômeno em Flores. (Foto: Priscila Frota)

Da Redação do Ipu Post
Pesquisa: Ciência 

Comente com Facebook