DestaquesIpu

APA da Bica do Ipu avança na construção do Plano de Manejo

Ipu Post
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu está dando mais um passo na construção dos seus instrumentos de gestão, com a realização da Oficina de Zoneamento, como parte da construção do Plano de Manejo da unidade de conservação (UC).

 
Segundo Flávia Prado, gestora ambiental da Coordenadoria de Biodiversidade (COBIO) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a “oficina faz parte da metodologia de construção” de um documento norteador para o planejamento participativo da UC. 
“Hoje, contamos com a presença de Agentes públicos (ICMBio; SEMACE; COGERH, 3ª CIA BPMA), Comunidades, ONGs, Secretarias municipais e demais atores que conhecem e vivenciam essa área protegida”, disse Flávia.
“O nosso intuito é levantar as informações relevantes sobre as áreas de interesse ecológico, áreas de uso público e turístico, e áreas de uso extensivo para cultivo ou de extração de recursos naturais e biótico, de maneira a possibilitar o adequado zoneamento para a gestão da unidade”, explicou.

 
A Secretaria do Turismo, juntamente com a SEMA, reiniciaram as oficinas para a “elaboração, revisão e atualização de planos de manejo, elaboração de planos de uso público e recategorização” de UCs nos Polos Litoral Leste, Ibiapaba e Maciço de Baturité. Tatianna Angelo, Gestora da APA da Bica do Ipu.

(Repórter Francisco José)

Comente com Facebook

Ipu Post