DestaquesRegionais

Incêndio atinge 20 hectares de floresta na zona rural de Santa Quitéria

Um incêndio atingiu cerca de 20 hectares de área florestal na zona rural de Santa Quitéria, no Sertão Central. O caso foi na tarde de segunda-feira, 9, e não deixou feridos. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionado para combater o fogo. De acordo com a corporação, foram necessários cerca de dois mil litros de água para debelar as chamas.
 
 
Ainda segundo o CBMCE, 69,1% dos incêndios florestais são causados por ações humanas intencionais. “Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural”, ressalta o primeiro tenente Loreto, especialista em combate e prevenção de incêndio florestal do CBMCE.
 
 
Os bombeiros alertam que o segundo semestre do ano costuma ser mais propício às queimadas no Estado, devido às baixas precipitações e umidade do ar. Nessa terça-feira, 10, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico sobre a intensificação de uma massa de ar seco no Ceará e demais estados do Nordeste que pode deixar o índice de umidade do ar abaixo dos 30%.
 
Prevenção de incêndios
Incêndios são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado. Além disso, incêndio é um crime ambiental tipificado no Código Florestal. Listamos algumas atitudes para evitar que as queimadas ocorram ou se propaguem:
  • Nunca jogar resto de cigarro ainda acesso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação. O cuidado deve ser ainda maior onde vegetação estiver seca.
  • Para quem viaja bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo.
  • Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação. É importante ainda que o fogo seja feito perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas ou fumaça não iniciem um incêndio florestal.
  • Nunca soltar balões; eles estão entre as maiores causas de queimadas.
  • Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação.
  • Próximo às estradas e torres de transmissão, o ideal é providenciar uma limpeza em volta de propriedades, matas e coivaras, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.
 
Fonte: O POVO Online

Comente com Facebook

%d blogueiros gostam disto: