Destaques

Alerta: Dinheiro falso está circulando por Ipueiras

Ipu Post
Comerciantes de Ipueiras, no Ceará estão alertando as pessoas devido o grande volume de notas falsas circulando no referido município. De acordo com as informações, as cédulas são de 100, 50 e 20 reais. 
 
As notas falsas já estão circulando há algum tempo no Município. Alguns comerciantes já foram vítimas do dinheiro falso por mais uma vez só esta semana.  
 
Vale ressaltar que existe algumas formas de reconhecer cédulas falsas, que podem ajudar as pessoas a não caírem nesse golpe. Além disso, ao receber cédulas falsas e repassá-las a outras pessoas, pode configurar crime. Veja como identificar notas adulteradas e afastar esse risco.
 
Nas notas de 1994 e de 2010
 
1. A marca d´água
 
Ao segurar a nota contra a luz, você observa figuras na área clara e lisa da cédula, em tons claros e escuros. O desenho é como se fosse uma marca d´água.
 
2. O papel
 
A cédula é impressa em um papel que tem uma textura mais firme e áspera do que um papel comum.
 
3. O relevo
 
Ao tocar na nota, dá para sentir um relevo em algumas áreas, como na legenda “República Federativa do Brasil” e nos numerais que indicam o valor da cédula.
 
Nas notas de 2010
 
1. O número escondido
 
Em um lugar com bastante luz, se você colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, você verá um número escondido ao lado direito da cédula.
 
2. O quebra-cabeça formado pela frente e pelo verso
 
Ao colocar a nota contra a luz, você verá que o desenho do verso completa o desenho da frente, formando um número, em uma espécie de quebra cabeça.
 
3. Os elementos fluorescentes
 
Se você olhar para as notas com uma luz ultravioleta, verá que os números do verso mudam de cor e que dá para enxergar fios da cor lilás, que só podem ser vistos com esse tipo de iluminação.
 
4. As microimpressões
 
Com uma lente de aumento, você pode ver o valor da nota impresso em tamanho muito pequeno em várias áreas da cédula.
 
Nas notas de 1994
 
1. A sigla BC
 
Ao observar a frente da cédula, no canto inferior esquerdo, dá para ver a sigla BC.
 
2. O símbolo das Armas Nacionais
 
A estrela do símbolo das Armas Nacionais aparece nos dois lados da cédula. Ao olhar a nota contra a luz, o desenho impresso de um lado se ajusta exatamente ao desenho do outro lado.
 
 
Fica o alerta para a população de Ipueiras e municípios vizinhos, já que o comércio movimenta toda a economia da região. 
 
 
Fonte: Blog do ProfCarlos Pereira

Comente com Facebook

Ipu Post