Destaques

Ipu tem planos de contingência contra avanço da Covid-19, diz secretaria

(FOTO: Reprodução)
A secretaria municipal de Saúde Ipu divulgou nesta quarta-feira (18/03) que Ipu (CE) tem planos de contingência preparados para o avanço do novo coronavírus (Covid-19). 
 
De acordo com o gerente das Unidades Básica de Saúde o enfermeiro Azarias Araújo, as ações planejadas serão efetivadas de acordo com o nível de infestação da doença e preveem, por exemplo, serviços hospitalares de referência para atendimento de possíveis pacientes, suspeitos/confirmados do COVID-19, conforme a classificação contida no Plano Estadual do Estado do Ceará e do fluxo de regulação.

Se definir um caso como suspeito, será feito pela secretaria os precedimentos de isolamento do paciente, através da colocação de máscara cirúrgica e segregação em área com pouca ou nenhuma circulação de pessoas. Notificar às autoridades epidemiológicas locais (contato telefônico e preenchimento da ficha de notificação disponível no site: http://bit.ly/2019-ncov).
 
“Avaliar a gravidade do quadro clínico e seguir orientações em relação ao transporte e internação dos casos suspeitos graves de acordo com a regulação local e estadual. Proceder a coleta de amostras de swabs e realizar o levantamento dos contactantes ou comunicantes, os quais deverão ser acompanhados pelos próximos 14 dias a contar da data do contato.
 

Plano EstadualPlano_estadual_contigencia_corona_virus_2020 

Específicos 

  • Apresentar comitê local; 
  • Apontar Unidade de Saúde responsável por fazer o swab e transporte das amostras; 
  • Especificar o fluxo de notificação; 
  • Explicitar a necessidade de capacitação pelos profissionais; 
  • Descrever as ações educativas que irão fazer com a população; 
  • Demonstrar o nível condições de atender casos suspeitos/confirmados e para onde irá referenciar; 
  • Elencar os EPIs que usarão; 
  • Indicação serviços hospitalares de referência para atendimento dos pacientes suspeitos/confirmados do COVID-19, conforme a classificação contida no Plano Estadual do Estado do Ceará e do fluxo de regulação; 
  • Descrever o fluxo de transporte sanitário para os pacientes.

 

Fonte: Ipu Notícias 

Comente com Facebook

É proibida a reprodução do conteúdo desse site.
%d blogueiros gostam disto: