DestaquesIpu

Secretário de Saúde de Ipu fala sobre as ações de combate ao pandemia no município

Enfermeiro Asarias Araújo é o novo Secretário de Saúde do município de Ipu. (Foto: Reprodução)
Em áudio divulgado pelo Secretário de Saúde de Ipu, Dr. Asarias Araújo para a imprensa do município, fala sobre as ações de combate ao pandemia no município ibiapabano.
 
Barreiras Sanitárias
 
Sobre as barreiras sanitárias, Asarias disse  haver constantes reuniões virtuais de conferências com os atores envolvidos neste momento, que são: Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Gabinete da prefeitura, Secretaria de Saúde, Hospital Municipal como também o gestor maior do município.
 
“Mudanças estão ocorrendo nas nossas barreiras. Elas estarão sendo mais rigorosas, os carros estarão sendo barrados inspecionadas, estaremos colocando barreiras físicas, para que as pessoas ao entrarem parem. Estamos providenciando cones para demarcar uma distância, para que os motoristas percebam a barreira, quando eles estiverem chegando. Está como coordenador de setores tanto das Barreiras como destas filas, que envolvem a questão dos Estagiários, que estão trabalhando o nosso amigo o servidor público efetivo Rarrison Ramon, advogado e blogueiro. Ele está à frente das Barreiras Sanitárias, nas três barreiras, bem como das filas na Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco e Lotérica. É bem verdade que há uma apoio losgistico, de outros outros setores.”
Distribuição e uso obrigatório de máscaras.

O gestor da saúde disse está havendo distribuição de máscaras que está sendo o uso obrigatório dentro de estabelecimentos de uso essencial em funcionamento.

“Nós temos um decreto vigorando que é obrigatório o uso de máscara, dentro desse decreto dizemos que o estabelecimento que não usar a máscara, no atendimento de pessoas sem usar as mascaras, se forem notificados e continuarem teimando, eles perderam seu Alvará de funcionamento. É uma das medidas que estão impostas no decreto, então para isso foi feito esse decreto, com o objetivo de que todos têm uma responsabilidade ao usar máscara. Estamos distribuindo máscaras na sede, sertão e na serra, alguns lugares ainda não chegaram, porque nós temos 106 agentes comunitários de saúde que estão fazendo essa Distribuição. Eles nos dão o número de famílias que possuem e a coordenação da Atenção Básica, através da Dra Ana Cláudia faz a contagem de todas as pessoas que vão receber e separa para ser entregue os Agentes, assim tem sido feito. Estamos praticamente encerrando a distribuiu todas as máscaras, está ocorrendo uma distribuição muito rápida, os agentes de saúde recebendo para distribuir e para eles também usarem.”

Testes Rápidos

Sobre os testes rápido todas as dúvidas foram esclarecidas na entrevista/áudio. Como e com quem é feito os testes rápidos de Covid-19.

“Foi liberado testes rápidos para os laboratórios, que já estavam fazendo e para as farmácias a Anvisa liberou, nós emitimos um ofício direcionado a todos os laborarórios do município, bem como as farmácias do município, solicitando que aqueles que realizarem testes, eles rapidamente comunique ao setor de epidemologia da Secretaria de Saúde, para que a gente possa tomar as devidas providências, até porque tanto os nossos testes rápidos, como os feitos em laboratórios particulares em farmácias, em caso de positivo, tem que ser feito um bloqueio. Esse bloqueio ele é feito com o paciente, independente dele está apresentando sintomas ou não. Esse bloqueio é feito nos contatos intradomiciliares, as pessoas que têm contatos intradomiciliares serão todas testadas, pode acontecer de ser testado alguém e ele dar um falso negativo, mas, a gente faz para fazer esse bloqueio por conta da recomendação que nós temos das nossas técnicas. Se por acaso alguém testar negativo, e oito dias depois ele começa a apresentar sintomas, ele poderá ser retestado e nesse reteste pode ser der positivo, mas, a conduta é que nós só testamos indiscriminadamente, os contatos intradomiciliares, mesmo alguém sendo profissional de saúde, ele só será testado se ele apresentar sintomas. A gente pede para que ele fique em isolamento social em quarentena e apos o oito dias estaremos testando essa pessoa, não estamos fazendo teste indiscriminados em todos os servidores da saúde ou na seguranças, ou qualquer outra pessoa, porque não é esse tipo de recomendação.”
Número de casos

Sobre o número de casos atualmente (até o fechamento da matéria) o município de casos são 7, porém outros resultados pela Secretaria Estadual de Saúde é esperado.

“Temos sete casos, abrangendo seis bairros da nossa cidade. Outros testes foram feitos e estamos agurdando o resultado, casos os resultados derem positivo, iremos através do Prefeito Municipal, divulgar o resutado geral e acerca dos nossos números, a respeito do Coronavirús. É importante salientar que nós temos uma prospecção, de que esses números de casos de coronavirus aumente, porém, nós estamos monitorando as pessoas com síndromes gripais, através do Programa Saúde da Família e dos Agentes Comunitários de Saúde. As Barreiras Sanitárias estão notificando quem entra, examinando e quando tem alguém que é da cidade que chega, nós somos comunicados e as pessoas também através do Disque-Denúncia tem nos comunicados e assim as pessoas têm sido orientado. Temos feito de tudo para acompanharmos e tentar impedir que seja avançado número de casos no nosso município, mas para isso precisamos da ajuda da Imprensa, como temos contado até agorad da ajuda da populaçãod da ajunda de pessoas com síndromes gripais, para elas ficarem em isolamento, e da ajuda das pessoas que estão já positivos a ficarem em quarentena”

Prognóstico do Coronavírus em Ipu.

“Essa é a nossa realidade do momento acerca de todas essas perguntas, que a população e impresa nos tem feito,  falando aqui sobre Barreiras, filas em bancos, uso e distribuição de máscara, testes rápidos e sobre o número de casos que temos no município. Infelizmente a tendência é aumentar por tudo aqui relatado. Precisando da cooperação de todos, que compreendam que o coronavirus é um vírus e que há pessoas assitomaticas, e que o uso da máscara é importante. Não fiquemos em aglomeração, que ele não fiquemos sem máscara, que ele não toquemos uns aos outros e possamos manter o distanciamento social recomendado. Tudo isso é precisa com cooperação de todos. São essas as informações oficial em nome da Secretaria Municipal de Saúde, esse que vos fala Asarias Araújo, que estou como secretário de saúde do município. Um abraço a todos que Deus continue nos ajudando”

 
 
 
Fonte: IN

Comente com Facebook

É proibida a reprodução do conteúdo desse site.
%d blogueiros gostam disto: