CearáDestaques

Instituto de pesquisa sob suspeita no interior do Ceará

(FOTO: ILUSTRATIVA)
Ipu Post

Nos últimos dias um instituto de pesquisa tem sido alvo de suspeitas por agremiações partidárias do interior do estado quanto a sua idoneidade.

O Instituto Brasileiro de Pesquisas, criado no dia 17 de junho de 2020, ou seja, dias antes do início do período eleitoral, fez o registro de pesquisas eleitorais em vários municípios do interior do Ceará e vem sofrendo investidas jurídicas.

No município de Itapipoca, a justiça eleitoral acolheu o pedido de impugnação de uma das coligações e concedeu liminar proibindo a veiculação da pesquisa por entender que é  irregular.

Dentre os municípios onde o Instituto fez o registro estão Itapipoca, Ibiapina, Ubajara, Ipueiras, Frecheirinha, Croatá, além de outros.

Na Câmara dos Deputados tramita um projeto, o PL 96/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que aumenta a punição para institutos de pesquisa envolvidos em levantamentos fraudulentos. A matéria aguarda votação pelo Plenário.” (Agência Câmara de Notícias)

Independente da legislação ou posicionamento da Justiça Eleitoral, é importante o eleitor ficar atento a esse tipo de manobra e analisar o nível de confiança que esses Institutos de pesquisas transmitem, especialmente aqueles criados em véspera de eleição.

IMAGEM ENVIADA PARA REDAÇÃO

 

 

FONTE: REDAÇÃO ALTERNATIVA

 

Comente com Facebook

Ipu Post