Um morador do Sítio Macaco, na zona rural do município de Ipu à 296 quilômetros de Fortaleza, foi surpreendido por um visitante um tanto diferente do habitual, na manhã desta segunda-feira (14) de dezembro. O visitante, um porco-espinho, foi registrado em quintal da comunidade.
O animal ficou escondido entre árvores do local. Uma equipe de Funcionários da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica de Ipu, foi acionada e resgataram o animal. O bicho será devolvido ao ambiente natural de onde ele pertence.
Porcos-espinhos são grandes roedores com pelagem de espinhos afiados e pontiagudos, ou penas, que os protegem contra predadores. O termo abrange duas famílias de animais: os porcos-espinhos do Velho Mundo da família Hystricidae e os porcos-espinhos do Novo Mundo da família Erethizontidae.
Os espinhos são pelos duros com cerca de 7,5 centímetros, que funcionam como uma armadura para proteger o animal. Alguns porcos–espinhos têm mais de 30 mil espinhos. Quando ameaçados, os porcos–espinhos podem grunhir ou bater as patas traseiras como sinal de perigo. Eles também arrepiam os espinhos e os agitam.
Fotos: Ipu Notícias
Comente com Facebook