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Ipueiras (CE): Vereador Aílton Sampaio Protocola Projeto de Lei da Educação Contextualizada

Ipu Post

O município de Ipueiras, no Sertão de Crateús, protocolou na manhã desta quinta-feira (6), o Projeto de Lei (PL) Nº 05/ 2021, iniciativa que poderá resultar na aprovação da Lei da Educação contextualizada para a convivência com o Semiárido. O PL que definirá as diretrizes básicas para a “política municipal da educação contextualizada para a convivência com o semiárido” foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores pelo vereador Aílton Sampaio.

Durante o ato estiveram presentes de esquerda para direita em pé: Idelva Martins, Vice Prefeita (PT); Paulo César Oliveira, Coordenador do Projeto Contexto; Gilvan Santana, Diretor do Sindacato dos trabalhadores trabalhadoras rurais; Madian Maria Brito dos Santos, Secretária Adjunta de Educação.

Em pé de esquerda pra direita sentados: Ailton Sampaio, vereador (PT); Lilian Martins de Lima, Secretaria da Câmara; Catia Matos Vasconcelos, Secretaria da Educação.

Qual o propósito do Projeto de Lei Contextualizada?

O Projeto de Lei é um passo importante para o município. Desde 2017, o Projeto Contexto realiza uma experiência piloto nas Escolas José Marino de Melo, no Livramento, e Antônio Sabino do Nascimento, em Balseiros, ambas da rede pública municipal de Ipueiras. O Projeto busca a valorização de saberes locais, o respeito aos direitos da mulher e o incentivo à cultura de paz.

Ipueiras é um município agropecuário e ter uma escola voltada para uma educação que dialogue com a sua realidade é fundamental para potencializar a educação. Para construir o Projeto de Lei, professores, professoras, gestão municipal, sociedade civil organizada e o vereador Aílton Sampaio se reuniram por meses no Grupo de Trabalho Municipal (GTM) e, através dessa mobilização popular, o Projeto de Lei foi amadurecido e construído.

Entretanto, o trabalho não acaba com a aprovação da legislação. “A Lei por si só não faz o nosso trabalho, a lei vai nos ajudar, será um meio. Após a aprovação, a gente precisa se articular para ampliar essa abordagem no município através de formações, cartilhas e seminários’, frisou o vereador. De acordo com o GTM, o município pretende ampliar a abordagem educacional para dez escolas e de forma gradativa para toda a rede municipal, mas esse processo de ampliação ainda está em discussão com a Secretaria municipal de Educação. Se aprovada, Ipueiras será o décimo segundo município do Ceará a ter a Lei de Educação contextualizada para convivência com o Semiárido própria.

Projeto – O Projeto Contexto atua em 22 municípios nos Sertões cearenses, promovendo a educação contextualizada, a cultura de paz e o debate sobre a violência de gênero. A iniciativa uma ação cofinanciada pela União Europeia e realizada pela We World –GVC Brasil, Cáritas Diocesana de Crateús, Esplar, Instituto Maria da Penha, Pastoral do Menor, Acace e EFA Dom Fragoso e que juntas formam a Plataforma Educação Marco Zero.

Outras informações:
Rosângelo Marcelino – Coordenador do Projeto Contexto
Fone: (88) 9.9818.3331

Aílton Sampaio – Vereador propositor do PL
Fone (88) 9.9907.3204

Paulo César – Coordenador do Projeto pela Cáritas Diocesana de Crateús
88 9.9668.3503

 

Da Redação do Ipu Post

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