Ipueiras

Ipueiras (CE): Câmara municipal aprova homenagem à memória de Raimundo Freire Mourão

Ipu Post
Por iniciativa do Vereador Ailton Sampaio, líder do PT, a Câmara Municipal de Ipueiras, aprovou durante a 13ª sessão ordinária, (06 de maio de 2021).
HOMENAGEM À MEMÓRIA DE RAIMUNDO FREIRE MOURÃO –
Agricultor, Agente de Pastoral e Sindicalistas(Por ocasião do transcurso do centenário de seu nascimento)18/05/1921 – 18/05/2021.
 
RAIMUNDO FREIRE MOURÃO, *“nasceu na comunidade de Olho d’aguinha dos Freires, em Ipueiras, no dia 18 de maio de 1921. De uma família de 08 irmãos era o mais novo, de origem humilde, filho dos agricultores Manoel Freire do Prado e Mariazita Angelia Mourão.
Desde a infância dedicou lhe ao cultivo dos frutos da terra e a criação de pequenos animais; casou-se em dezembro1948 com Anessilda Melo Mourão, com quem teve 14 filhos: Cícero, Francisco, Estevão,, Antonio, Mateus, Maria, Antonia, Manoel, Luzia, Vicente, Jose, Rita e Ursula e Luiza.
Raimundo Freire, sempre foi um homem de fé, católico fervoroso, aderiu às reformas do concilio vaticando II, participou do movimento catequético e da fundação das Comunidades Eclesiais de Base-CEBs, a partir de agosto de 1966, sobre a orientação da recém criada Diocese de Crateús, que teve como seu primeiro bispo um filho de agricultores paraibanos Dom Antonio Batista Fragoso-Dom Fragoso.
Raimundo Freire participa das ações comunitárias e missionárias da diocese de Crateús, Tanto na Matriz de São Gonçalo, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ipueiras e também na Paróquia Jesus Maria e Jose de Poranga, onde inclusive durante sua participação em um mutirão para implantação de uma horta comunitária foi preso e conduzindo a fortaleza para interrogatório junto a política federal sobre acusação de comunismo.
Raimundo é reconhecido na sua comunidade de fé Olho D’aguinha dos Freires, na região da macambira, na sua paróquia e diocese como um dos anciões do povo, ou seja, um patriarca, um dos pais das cebs.
Raimundo Freire Mourão, agricultor, esposo, pai, líder comunitário, militante da esquerda, sindicalista, agente de pastoral da Diocese de Crateús. Na participação política Raimundo Freire, foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (1966) e do Partido dos Trabalhadores-PT(1981).
Raimundo Freire foi candidato a vereador do município de Ipueiras, Nas eleições de 1988 o Partido dos Trabalhadores-PT lançou 20 candidatos a vereador, infelizmente não elegeu nenhum dos seus candidatos; Indignado com essa situação Raimundo Freire, resolver fazer um voto simbólico aos trabalhadores do Município de Ipueiras, prometeu deixar sua barba crescer até quando o PT de Ipueiras, elegesse um trabalhador para a câmara municipal de Ipueiras, desafiando e convocando seus companheiros da categoria dos trabalhadores para a tomada de consciência política.
Nas eleições Municipais de 1996 o PT de Ipueiras resolveu fazer uma aliança com os partidos de oposição na época, onde obteve êxito, possibilitou eleição do prefeito Titico e elegeu o trabalhador rural Francisco Rodrigues Belo-Chico Belo vereador de Ipueiras (1997/2000), diante da vitoria, Raimundo Freire pode cumprir seu voto, foi então, quando ele tirou a barba durante a festa da vitória (1996).
Raimundo Freire foi candidato a vice-prefeito do município de Ipueiras nas eleições municipais de 2000, na chapa encabeçada pelo companheiro Joaquim Gaspar. No palanque seu discurso era mais profético do que político. Ele costumava dizer, “para se construir uma sociedade justa, com direitos iguais, é preciso que os trabalhadores se deem o respeito e se unam e votem em trabalhador”. Quando se referia aos adversários políticos, ele dizia: “a besta fera está solta, comprando voto, trocando objeto por consciência, cuidado! Eles são lobos vestidos de pele de ovelha”. Raimundo Freire foi também, fundador da delegacia sindical da comunidade de Olho D’aguinha dos Freires.
Raimundo Freire faleceu no dia 19 de janeiro 2001, aos 79 anos de idade, deixado um exemplo e grande legado de vida, tanto no âmbito da sua comunidade, região, município e diocese.
Gratidão do povo de Ipueiras
Raimundo Freire Vive!
Raimundo Freire presente!
 
”Pelo legado da sua luta por justiça e dignidade, por sua honradez, amor a Deus, ao povo e a essa terra, faz jus a homenagem póstuma hoje instituída por esta Casa Legislativa, àquele que tanto contribuiu na luta por melhores condições de vida para os trabalhadores do campo e da cidade de nossa amada Ipueiras, sua terra natal, a “Cidade fácil de ser amada”.
A homenagem foi aprovada por unanimidade, em 06 de maio de 2021.
 
 
 
 
Fonte: Distritos Ipueirenses

Comente com Facebook

Ipu Post