Requerimento havia sido apresentado em sessão remota realizada na última semana pelo vereador. A suspensão das fogueiras saiu em novo Decreto municipal.
O prefeito Robério Rufino do município de Ipu, na Serra da Ibiapaba, atendeu um requerimento apresentado pelo vereador Evaldo Gomes (PCdoB) na última terça-feira (1º) de junho. Conforme o texto apresentado, o vereador solicitou a suspensão da realização das fogueiras que fazem parte da tradição regional do mês de junho.
Evaldo Gomes destacou que, apesar de ser algo histórico e fazer parte da cultural municipal, o vereador justifica no requerimento, que a fumaça das fogueiras causar danos as pessoas com Covid-19. (Confira abaixo)
“Conforme sabemos, a prática das “fogueiras” já tem perido força nos últimos anos, diante de uma série de limitações impostas pela justificativa da saúde pública e os danos causados a pessoas com problemas respiratórios. Agora, diante da crise que atravessamos, tais danos se mostram ainda mais perigosos pelo fato óbvio de que o coronavírus afeta drasticamente o sistema respiratório das pessoas infectadas, de modo que a fumaça proveniente das fogueiras pode se tornar um elemento de risco para esses pacientes em um momento cujo número de casos confirmados da covid-19 chega a patamares elevados em nossa região e medidas drásticas de isolamento vêm sendo determinadas pelas autoridades.” Finalizou o vereador em documento.
A solicitação foi atendida pelo prefeito Robério e publicado em novo Decreto Municipal editado.
Da Redação do Ipu Post
Diretor-geral: Jardel Pessoa
Comente com Facebook