DestaquesRegionais

Pela primeira vez, alunos da EEEPATA são Finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Ipu Post

Pela primeira vez, alunos da Escola Profissionalizante Antônio Tarcísio Aragão são finalistas e premiados com o excelente destaque em Menção Honrosa na 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). 

Depois de seis fases e muitas provas e tarefas, competindo com mais de 9 mil grupos de todo o Brasil, apenas essa equipes da escola será premiada com medalha de cristal na ONHB. No início da competição, a escola contava com 13 equipes. 

As demais equipes chegaram até a quarta fase, mas só a equipe “Iracemeando” alcançou o índice para chegar à final. A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2021, em sua 13ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos. 

A Olimpíada teve início em maio e contou com a participação de estudantes de escolas públicas e particulares, desde o 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio, organizados em equipes de três alunos e um professor orientador. 

No caso dos nossos vitoriosos, foram orientados pelo professor de História Jorge Luiz Ferreira Lima e formada por Larissa Paiva (Larittrix), novata na olímpiada, e os veteranos Gabriel Passos e Cauã Viana. Um fato muito interessante, é que a equipe do Ipu e Pires Ferreira escolheu o nome “Iracemeando”, homenageando a índia ipuense de José de Alencar Iracema e reforçando o papel se semear essa história (Iracema + Semeando = Iracemeando). 

Parabéns aos estudantes e ao orientador por representar com tanto brilho a cultura do município/região e a todos que, incansavelmente, contribuem para oferecer educação pública de excelência.

 

Fonte: Ipu Notícias

 

Comente com Facebook

Ipu Post