DestaquesIpu

Jovens realizam primeiro dia de prova do Enem 2021, na cidade do Ipu

Abertura dos portões da escola Profissional. (FOTO: Jardel Pessoa)
Ipu Post

Os jovens estudantes das escolas públicas e particulares do município de Ipu, na Região da Serra da Ibiapaba, no interior cearense, iniciaram neste domingo (21) a jordana com o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No primeiro dia alguns pontos de prova registraram grande movimento, enquanto em outros a procura foi baixa.

Nos percorremos vários pontos de prova para acompanhar as movimentações no 1º dia do exame. No Colégio Monsenhor Gonçalo de Lima, localizado na Avenida José Carvalho de Aragão,  faltava pouco menos de 10 minutos para os portões serem abertos, o número de candidatos era baixo bem diferente dos anos anteriores.

Na cidade, o  ponto com maior número de candidatos foi registrado na escola de Ensino Profissional Antônio Tarcísio Aragão, localizada no bairro Pereiros. Em outros três locais, Delmiro Gouveia, na Caixa D’água, Murilo Aguiar, no centro, e no Auton Aragão, na Igrejinha, o fluxo de candidato foi praticamente o mesmo do último Enem.

Dentre os candidatos têm aqueles que estão fazendo a prova pela primeira vez, outros estão em 2º Enem, alguns que já fazem faculdade, e aqueles que buscam experiência praticando o exame.

O Ipu Post ouviu alguns jovens para saber o que esperar da prova deste ano.  Rafael Quixadá, 18 anos, estudante da escola Profissional, disse que a expectativa dele é atingir bons resultados e pensa em ingressar na faculdade. 

A estudante de 17 anos, Ana Cecília, do Instituto Kairós fez a prova da Escola Delmiro Gouveia, a jovem disse que a expectativa estava lá em cima, ” Porque o colégio sempre aparou a gente desde o novo, então esse último ano é parar bomba”, disse. Cecília já está na faculdade, a estudante disse que queria Química, já conseguiu na estadual do Ceará, na UECE, porém agora vai tentar ingresso através do Enem na Unidade Federal do Ceará (UFC).

Fazendo o exame pela segunda vez, Samuel Guilherme de 17 anos, também fez a prova no Delmiro Gouveia.  Com experiência do exame anterior, ele passou basicamente assistindo vídeo-aulas, fazendo simulados, praticando as questões e redações, desde a edição anterior, para chegar bem preparado no Enem 2021.

Iago Aragão, 20 anos, terminou o Ensino Médio no Instituto Kairós, o candidato fez três anos de cursinho preparatório no UBF em Sobral. O jovem faz o exame do Enem almejando o curso de Medicina na Federal.

Os profissionais do Centro Universitário Leonardo da Vinci estiveram nos principais pontos de realização da prova. A Uniasselvi estava oferecendo um sorteio aos candidatos que passavam o contato. Além disso, os estudantes podem ingressar no Polo de Ipu com a nota do Enem.

Faltando pouco menos de 5 minutos para ás 13 horas, horário que os portões foram fechados em todo o Brasil, dois candidatos entraram no local de prova localizado no Auton Aragão, na Igrejinha. Um deles, era candidata do bairro da Mina, a jovem esqueceu a documentação em casa e auxiliada por parente que levou a documentação até a entrada.

Antes dos portões serem fechados na escola, um profissional da instituição deu uma conferida na rua para chegar se nenhuma candidato atrasadinho não estava chegando de última hora. Desesperado para não perder o primeiro dia do Enem. Após a checagem, o portão foi fechado pontualmente ás 13 h, com o resto do Brasil.

No interior da cidade, os alunos realizaram prova no colégio do distrito de Várzea do Giló, na região serrana do município. (Confira imagens do local)

https://www.facebook.com/IpuPost/videos/579090553374481

https://www.facebook.com/1391335224420571/posts/2874507709436641/

 

Da Redação do Ipu Post
Diretor-geral: Jardel Pessoa

Comente com Facebook

Ipu Post