CearáDestaques

Ipu ficou fora do Litígio Territorial: Piauí quer Croatá, Ipueiras e outras 11 cidades do Ceará, Diz Governadora Izolda Cela

Ipu Post

Cearenses de 13 municípios poderão se tornar piauienses? É o que o Governo do Piauí tenta na Justiça. Os municípios cearenses envolvidos na disputa, que podem perder parte do seu território, são: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús. Já pensou?

 

Para evitar a situação, a governadora Izolda Cela, esteve, nesta última terça-feira (10/05/2022), no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para tratar sobre o litígio territorial entre Ceará e Piauí. Em audiência com a ministra Carmen Lúcia, ela reforçou a defesa para que os cearenses não sejam prejudicados. Para ela, o “prejuízo é incalculável”.

“Pude compartilhar com a ministra a nossa visão sobre o que esse litígio apresenta e a nossa firme determinação de fazer a defesa daquilo que nos parece direito legítimo: defender o povo cearense pelo direito de pertencimento ao estado do Ceará. Seria um prejuízo de diversas ordens, muito naquilo que toca as pessoas nas suas raízes. Confiamos no bom senso”.

Indagada sobre a possibilidade de ceder parte desse território, Izolda disse que não cabe a ela essa atitude. “Não cabe a mim ceder qualquer parte do estado. Temos defesa firme e tranquila, com suporte da realidade, das evidências. A expectativa é positiva”, disse.

No primeiro momento, se cogitou que o Município de Ipu estaria nessa relação do litígio, na época o ex-prefeito de Sérgio Rufino chegou a participar de algumas audiências que ocorreram na Assembleia Legislativo do Ceará; inclusive ocorreram algumas matérias feitas com essa divulgação. Hoje o que se ver é a Terra de Iracema, Ipu, fora deste mapa.

Esse assunto anda tirando o sono de muitos cearenses que não concordam com essa decisão da Justiça, e querem ser ouvidos por um plebiscito.

 

Fonte: Governo do Estado do Ceará adaptado para o Aconteceu Ipu.

Comente com Facebook

Ipu Post