Notícias da Ibiapaba

Parabéns cidade de Ipu pelos seus 182 anos

Ipu Post

Neste dia 26 de agosto de 2022, a cidade de Ipu completa 182 anos, o site Ipu Notícias parabeniza a cidade e seus habitantes. Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município, buscando sempre e aceitando o desafio de fazer mais e melhor pela nossa terra.

Ipu é um destino turístico da região da Serra da Ibiapaba que faz cada viajante se encantar pelas lindas tradições e culturas, pois é o berço das mais belas inspirações artísticas, literárias, esportivas e comerciais.

Demografia e Geografia

Segundo estatísticas do IBGE 2021 a cidade conta com 42.148 habitantes. A cidade fica encravada no sopé da Serra da Ibiapaba e tem como principal atração turística a Bica do Ipu, uma queda d’água do Riacho Ipuçaba de 130 metros de altura, além da Bica do Ipu a cidade oferece outros pontos de visitação.

Em suas primeiras manifestações de apoio eclesial, registra-se em 1740 e procedente da Vila Viçosa, a presença de alguns clérigos cujo desempenho consistiu na formação de redutos catequéticos, os quais constam do programa o pré-citado reduto. Desse trabalho missionário, cujos esforços não foram inócuos, resultou a edificação de uma capela que, por seu turno, daria lugar à Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, o que de fato ocorreu, conforme Provisão de 30 de agosto de 1757. Com o advento do Decreto Imperial número 200, de 26 de março de 1840, transfere-se a Freguesia, até então situada em São Gonçalo da Serra dos Cocos, para São Sebastião do Ipu, compreendendo, na jurisdição desta, as capelas de Nossa Senhora da Conceição de Ipueiras e de Nossa Senhora dos Prazeres de Campo Grande Decorrido quase meio século, novas transformações se processam, desta vez com relação à mudança de hierarquia e evolução de ordem administrativa. 

Essa novidade tem como instrumento de apoio a Lei número 2.037, de 27 de outubro de 1883, convertendo ao título de Igreja – Matriz as capelas de São Gonçalo dos Cocos e São Sebastião do Ipu.

 

 

Da Redação do Ipu Post
Com IN

Comente com Facebook