DestaquesIpueirasSem categoria

AUTISMO: Roda de Conversa é dirigida por professora do AEE Vanessa Araújo no CRAS de Ipueiras; palestrante Jonas Sousa

Ipu Post

Em referência ao mês de conscientização do Autismo, foi realizado na tarde da última segunda-feira (17) de abril, uma ”Roda de Conversa” dirigida aos pais das crianças atendidas no AEE (Atendimento Educacional Especializado da escola E.E.F Gonçalo Ximenes Aragão.

A Roda de Conversa foi dirigida pela professora ” Vanessa Araújo” que atua na instituição de ensino atendendo aos alunos na sala do AEE (Atendimento Especial Especializado). A palestra teve como convidado especial, o Psicopedagogo Jonas Sousa.

Conforme a professora, ” a intenção da realização da roda de conversa, é trazer a família para ter um entendimento, uma base do que é o autismo, como proceder com crianças autistas, e entender que existem vários níveis do espectros do Transtorno do Espectro Autista – TEA. Ressaltou que a família e a escola são fundamentais para a independência do aluno.

A palestra foi realizada no auditório do  CRAS Sede – Ipueiras (Centro de Referência de Assistência Social), Rua Coronel José Bento, 388. Além dos pais do alunos, a Supervisora Educacional Fátima Maria Feitosa Laurindo esteve presente ao evento.

Porque abril é o mês do autismo?
 
Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
 
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.
 
Nos anos de 2020 e 2021, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo ganhou um tema único nacional “Autismo: respeito para todo espectro”, e a hashtag “#respectro”, união entre as palavras respeito e espectro, para que as informações sobre o autismo e as ações de conscientização tenham maior impacto também nas mídias sociais. A  campanha “Respeito para todo Espectro”, foi realizada, por entidades envolvidas nessa luta.
 
 
 
Da Redação do Ipu Post
Diretor-geral: Jardel Pessoa

Comente com Facebook

Ipu Post