Mais um incêndio de grandes proporções atingiu a encosta da Serra da Ibiapaba, nesta sexta-feira (27/10). O fogo que logo foi detectado, um time de resposta rápida foi acionado e, durante as primeiras horas da tarde, Bombeiros Militares do BBM de Ipueiras iniciaram o combate às chamas.
Durante a noite, foi a vez de Brigadistas Florestais Voluntários, liderados pelo instrutor do Centro Salvando Vidas, Hitallo Cavalcante, assumir a luta.
A mata fechada, a aclividade do terreno e a distância das chamas do ponto de abastecimento dificultaram o trabalho, que teve que continuar incessantemente durante parte da madrugada. Somente por volta das 02:20 da manhã, as chamas foram finalmente controladas.
Para garantir que o incêndio foi, de fato, extinto, rondas de monitoramento estão previstas para o próximo dia.
Ambas as ações receberam o apoio e foram monitoradas pela APA da Bica do Ipu e pelo Governo Municipal, através de suas secretarias de Turismo e Meio Ambiente.
A autarquia municipal de meio ambiente e controle urbano lembra que provocar queimada é crime, que pode gerar até 04 anos de reclusão e pede para que qualquer pessoa que tiver informação sobre a origem do incêndio entre em contato através do whatsapp 88 99087242.
Consequências do incêndio
O incêndio causou danos significativos à vegetação da encosta da Serra da Ibiapaba. Além disso, a fumaça do fogo pode ter afetado a qualidade do ar na região.
Causas do incêndio
As causas do incêndio são desconhecidas pelas autoridades. No entanto, a suspeita que ele tenha sido provocado por ação humana.
Prevenção
Para evitar incêndios florestais, é importante tomar algumas medidas de prevenção, como:
Não jogar lixo no meio ambiente;
Não fazer fogueiras em locais inapropriados;
Não usar fogo para limpar terrenos;
Reportar qualquer incêndio às autoridades competentes.
Fonte: Ipu Notícias
Comente com Facebook