Ipu, no Ceará, registrou nos dois primeiros dias do ano, 70 mm de chuva, segundo dados coletados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo ainda com o órgão, o registro ocorreu no Posto Flores, região do sertão do município.
As precipitações contribuíram para a melhora das condições do tempo na região, que estava com um longo período de forte calor e estiagem. A média histórica de chuva para o mês de janeiro em Ipu é de 117 mm (Sede) e 105,3 mm no Posto Flores.
Ceará segue com condições de chuva, porém, mais concentradas no oeste do estado
O Ceará deve seguir com condições para precipitações em todas as macrorregiões até esta quarta (3), pelo menos. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os acumulados de chuva deverão reduzir na quinta-feira (4).
Apesar da previsão para eventos ao longo do estado, a expectativa é que os principais registros ocorram na porção oeste do estado, ou seja, na Ibiapaba, Litoral Norte e em parte do Sertão Central e Inhamuns.
Tais precipitações estão associadas às áreas de instabilidade favorecidas pelo posicionamento e deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), assim como efeitos locais tais como brisa e combinação de temperatura, umidade e relevo.
Fonte: Ipu Notícias
Comente com Facebook