DestaquesIpuNotícias da Ibiapaba

Programa Empresa Mais Simples abre portas para novos negócios em Ipu

Ipu Post

Na manhã desta terça-feira (02/04), o município de Ipu deu um passo importante para desburocratizar a abertura de empresas e impulsionar o desenvolvimento local com o lançamento do Programa Empresa Mais Simples. A solenidade, realizada no Gabinete da Prefeitura Municipal, contou com a presença de autoridades, convidados e imprensa local.

O evento foi prestigiado pelo Prefeito Robério Rufino, pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico Sílvio Andrade, pelo Chefe de Gabinete Sebastião Rufino, pelo Articulador do SEBRAE na Ibiapaba Francisco Magalhães Terceiro, pela Agente Territorial do SEBRAE na Ibiapaba Lucileide Lourenço, pela Consultora da JUCEC Gizella Gomes (de forma virtual), pelo Vice-presidente da JUCEC – Junta Comercial do Ceará, Caio Rodrigues (de forma virtual), pelo Diretor da AMMA Sebastião Monteiro, pelo Secretário de Turismo Ramises Martins e pelo diretor do CENTEC/CVT, Cícero Jerônimo. A Diretora da CDL, Daniele Moraes, também representou a entidade no evento.

Desburocratização e agilidade para empreender

O Empresa Mais Simples é o programa de simplificação da formalização de novos negócios do estado do Ceará, coordenado pela Jucec, que possibilita mais simplificação, agilidade, maior acessibilidade e a desoneração da abertura de empresas de baixo risco – aquelas que possuem atividade que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano. Por meio do programa, agora é possível formalizar um negócio em até 5 minutos no Ceará. 

O Empresa Mais Simples contempla o registro mercantil da Junta Comercial; as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Finanças; os alvarás de funcionamento da Prefeitura; os licenciamentos ambientais e sanitários das Secretarias de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, assim como o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.

Impulsionando o desenvolvimento local

O Prefeito Robério Rufino destacou a importância do programa para o desenvolvimento do município. “O Empresa Mais Simples vai facilitar a vida dos empreendedores de Ipu, tornando o processo de abertura de empresas mais rápido, simples e gratuito. Isso vai estimular a criação de novos negócios, gerar emprego e renda, e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

SEBRAE parceiro no desenvolvimento

O representante do SEBRAE na Ibiapaba, Francisco Magalhães Terceiro, ressaltou que o município de Ipu mais uma vez como protagonista do programa na região da Ibiapaba.

“O mais importante dizer aqui é o protagonismo do Ipu quando se fala empreendedorismo. Quando agente fala empreendedorismo, também se falar numa coisa que é super importante é você melhorar o ambiente dos negócios de um município, e Ipu sempre teve isso como prioridade. Quando lançamos uma ferramenta importantíssima do município ‘A Sala do Empreendedor’ Ipu teve prioridade, quando o SEBRAE lançou um programa chamado ‘Líder’ pelo menos 20 a 30% das pessoas que participavam do programa Líder eram do Ipu. Quando nós consolidamos a ideia da ‘Cidade Empreendedora’ Ipu foi protagonista, foi a primeira cidade da região da Ibiapaba e uma das primeiras do Ceará. Quando surgiu o ‘programa território empreendedor’ o Ipu foi o primeiro município. Quando começamos a trabalhar, a cidade empreendedora e por foi o primeiro município que trabalhou com ‘compras governamentais’. E aí agora a gente teve um desafio da professora Gisele do Professor Eduardo com a questão da ’empresa mais simples’ e trouxemos isso para o Ipu como protagonista é a primeira cidade da região da Ibiapaba, tem que é já está consolidado totalmente a questão da empresa mais simples.’disse

Oportunidades para o futuro

O lançamento do Programa Empresa Mais Simples em Ipu representa um marco importante para o município, abrindo portas para novos negócios e impulsionando o desenvolvimento local. A iniciativa demonstra o compromisso da Administração Municipal com a desburocratização, a geração de emprego e renda, e a construção de um futuro mais próspero para a cidade.

 

 

Fonte: Ipu Notícias

Comente com Facebook