Um gravíssimo acidente envolvendo uma van que transportava pacientes da cidade de Jurema para São Raimundo Nonato e um caminhão da cidade de Ipu, deixou seis pessoas morreram e 11 ficaram feridas em um gravíssimo acidente de trânsito no início da manhã desta quinta-feira, 3 de abril, no extremo Sul do estado do Piauí.
O acidente ocorreu próximo ao povoado de Tanque Velho, na Rodovia Estadual PI-144, na zona rural do município de São Braz do Piauí, de acordo com relatos o motorista da van que seguia com pacientes que fariam exames em São Raimundo Nonato, teria tentado fazer uma ultrapassagem em um veículo que estaria próximo ao acostamento quando colidiu frontalmente com o caminhão, versão que ainda será apurada pelas autoridades competentes.
Várias pessoas ficaram presas ás ferragens, seis acabaram não resistindo aos ferimentos e morreram no local do acidente, 11 pessoas ficaram feridas. As vítimas foram socorridas no primeiro momento por pessoas enquanto chegavam os socorristas do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros de São Raimundo Nonato.
Dentre as vítimas foram socorridos os dois motoristas em estado grave e encaminhados ao Hospital Regional Senador Campos Ferraz. Conforme o Corpo de Bombeiros todas as vítimas fatais foram mulheres, entre elas estavam duas enfermeiras.
Confira na íntegra a nota do Corpo de Bombeiros de São Raimundo Nonato, do estado do Piauí ao Ipu Post:
Na manhã do dia 03 de abril de 2024, o 8º GBM foi acionado por um socorrista do SAMU para atendimento a uma ocorrência de acidente de trânsito envolvendo uma Van (placa KZF8H61) e um caminhão (placa OIG5D01), com embate frontal e múltiplas vítimas.
A guarnição completa deslocou-se imediatamente para o local, chegando às proximidades do município de São Braz do Piauí. Ao chegar, foi constatado que as vítimas com vida já haviam sido resgatadas e encaminhadas pelo SAMU, restando no local seis vítimas fatais do sexo feminino. Quatro dessas vítimas já haviam sido retiradas do veículo, enquanto duas permaneciam presas nas ferragens da Van.
Diante da gravidade da situação, a equipe do Corpo de Bombeiros iniciou imediatamente os procedimentos de isolamento da área, garantindo a segurança da operação e evitando a contaminação do local do acidente.
Operação de Desencarceramento:
A equipe deu início à complexa operação de desencarceramento das duas vítimas presas nas ferragens da Van. Foi necessário o uso de ferramentas de resgate para cortar e expandir a estrutura do veículo, permitindo o acesso seguro aos corpos. Durante a operação, foram adotadas técnicas de estabilização da carroceria e contenção de riscos estruturais, garantindo que o procedimento fosse realizado de forma segura e eficaz.
A remoção das vítimas exigiu precisão e coordenação da equipe, devido ao impacto severo do acidente, que causou intenso aprisionamento das vítimas nas ferragens. Após a extração, os corpos foram deslocados para uma área isolada, respeitando os protocolos de preservação da cena para os trabalhos periciais subsequentes.
Os condutores dos dois veículos, que sobreviveram ao impacto, foram atendidos e socorridos pelo SAMU.
Dados das Vítimas Fatais:
1. Rosimeire Rubens da Rocha – 61 anos
2. Marizete Ferreira Dias – 38 anos
3. Letícia Soares Ribeiro – 25 anos
4. Janete Alves de Deus – 35 anos
5. Dilça Dias Torres Cavalcante – 56 anos
6. Hilda Ribeiro Dias – 50 anos
Após a conclusão da operação de desencarceramento e retirada das vítimas, a equipe do 8º GBM permaneceu no local até a finalização dos trabalhos periciais e liberação do cenário do acidente pelas autoridades competentes.
Por meio de uma nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura da cidade de Jurema lamentou as mortes e disse que está prestando apoio aos familiares das vítimas.
É com imensa tristeza que recebemos a notícia do trágico acidente que vitimou fatalmente seis vidas de Jurema-Pl. Estamos profundamente devastados pela dor dessa perda irreparável e nos solidarizamos com as famílias e amigos das vítimas neste momento tão difícil. Reafirmamos nosso compromisso em prestar todo o apoio necessário às famílias enlutadas, oferecendo conforto e suporte. Que Deus conceda força e paz a todos os corações atingidos por essa tragédia.

Secretaria de Saúde de São Braz do Piauí lamenta morte de enfermeira
A Secretaria Municipal de Saúde de Anísio de Abreu divulgou uma nota de pesar nesta quinta-feira (3) pelo falecimento da enfermeira Letícia Soares Ribeiro, uma das vítimas do acidente.
Letícia era filha da Agente Comunitária de Saúde Silvânia Soares e atuava como colaboradora da Secretaria. A jovem também era coordenadora de UBS em Jurema. Na nota, o órgão expressou solidariedade à família e aos amigos, destacando o impacto da perda para a comunidade.
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de nossa colaboradora, enfermeira Letícia Soares Ribeiro, filha da nossa Agente Comunitária de Saúde Silvânia. Neste momento de extrema dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos, desejando que encontrem conforto para superar essa perda irreparável.

Da Redação do Ipu Post
Comente com Facebook