CearáDestaques

Após cinco dias com poucas precipitações, chove em 122 municípios no Ceará

Na pré-estação, as regiões mais favorecidas foram o litoral do Pecém e de Fortaleza. (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
Ipu Post

Os municípios de Granja e Tabuleiro do Norte registraram os dois maiores índices de chuva no Estado em 2019

Choveu em 117 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Após cinco dias com registro de chuva em menos de 25 cidades, o Estado volta a atingir uma quantidade significativa de chuva em todas as regiões. A maior marca foi de 176 milímetros (mm) no município de Granja, localizado no Litoral Norte, que teve ruas e avenidas alagadas em diferentes pontos.

Também no Litoral Norte, outras seis cidades atingiram a marca de pelo menos 30 mm. Entre elas, Meruoca, com índice de 62 mm, Barroquinha, atingindo 54.2 mm, e Miraíma, que alcançou 45 mm. A segunda maior marca do Estado foi registrada na região Jaguaribana, com índices registrados em 22 municípios. O maior foi alcançado em Tabuleiro do Norte (167.2 mm), seguido por Limoeiro do Norte (80 mm) e Ibicuitinga (78 mm). Segundo a Funceme, as chuvas em Granja e Tabuleiro do Norte foram as maiores precipitações no Estado neste ano.

Mapa mostra os municípios que registraram chuvas entre as 7 horas dessa quarta e o mesmo horário desta quinta.
Mapa mostra os municípios que registraram chuvas entre as 7 horas dessa quarta e o mesmo horário desta quinta. (Foto: Reprodução/Funceme)

Na região do Sertão Central e Inhamuns, historicamente uma das mais secas do Estado, três municípios atingiram o índice de pelo menos 80 milímetros: Ibaretama (117 mm), Quixeramobim (100 mm) e Aiuaba (82 mm). Na mesma área, outros seis municípios registram mais de 50 mm, entre eles Tamboril (68 mm), Senador Pompeu (60 mm) e Quixadá (57 mm).

A volta das chuvas no Estado se deve essencialmente a uma maior atuação do sistema meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Isso aconteceu devido um afastamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema que se encontrava acima do Estado e estava limitando as precipitações.

Previsão

Para esta quinta-feira, 14, a Funceme prevê céu nublado com eventos de chuva para todas as regiões do Estado. Em Fortaleza, que amanheceu com tempo nublado, tem uma maior probabilidade de precipitações entre a manhã e a noite. A temperatura deve variar na Capital entre 24ºC e 32ºC.

10 maiores chuvas por posto no dia:

Granja (Posto: Timonha) : 176 mm

Tabuleiro Do Norte (Posto: Tabuleiro do Norte) : 167.2 mm

Ibaretama (Posto: Fazenda Niterói) : 117 mm

Pacoti (Posto: Pacoti) : 116.6 mm

Aracoiaba (Posto: Furnas) : 105 mm

Quixeramobim (Posto: São Miguel) : 100 mm

Ibaretama (Posto: Ibaretama) : 91 mm

Granja (Posto: Pessoa Anta) : 90 mm

Ocara (Posto: Açude Batente) : 89 mm

Ocara (Posto: Curupira) : 83 mm

 

 

Fonte: Redação O POVO Online

Comente com Facebook

Ipu Post