O município de Iguatu registrou cinco casos confirmados do novo coronavírus e três mortes. Acredita-se que os números sejam maiores, pois não há testes.
Médica morre com Covid-19 em Iguatu, no Ceará, diz Secretaria Municipal da Saúde
Lúcia Dantas Abrantes ficou internada por 10 dias e não resistiu à infecção pulmonar. Ela morreu na tarde desta sexta.
A médica Lúcia Dantas Abrantes, de 66 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (10) em Iguatu, no interior do Ceará, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Ela ficou internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital São Camilo por mais de dez dias.
Nesta semana o estado de saúde da paciente se agravou. Ela chegou a ser entubada, mas não resistiu à infecção pulmonar. Segundo a Secretaria de Saúde do município, Lúcia esteve em março em Fortaleza e apresentou sintomas da doença ao retornar a Iguatu. Logo em seguida ela foi internada e o teste para o novo coronavírus deu positivo.
A médica Lúcia Abrantes trabalhava na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sítio Gadelha, distrito da zona rural de Iguatu e dava plantões no Hospital Municipal de Quixelô e no Hospital Regional de Iguatu. “Era uma profissional dedicada, sempre alegre e espontânea”, descreveu o secretário de Saúde de Iguatu, Georgy Xavier.
A morte da médica ainda não foi registrada pela Secretaria da Saúde do Ceará na plataforma IntegraSUS. Conforme a pasta estadual, em atualização às 17h desta sexta, o Ceará tem 67 óbitos, dos quais dois foram em Iguatu; mais de 1,5 mil pessoas foram infectadas pela doença no estado.
Carreira profissional
A médica era natural de João Pessoa (PB) e passou a morar em Iguatu em 1985. Casou e constituiu família. Trabalhou em hospitais locais e da Região. Foi médica do Programa Saúde da Família e por vários anos foi plantonista do Hospital Regional de Iguatu.
Em novembro de 2013, a médica foi homenageada com a concessão do título de Cidadã de Iguatu. “Era uma profissional muito dedicada à medicina comunitária”, observou o vereador,Bandeira Júnior.
Na época, a homenageada disse que se sentia honrada com a comenda. “Recebo com alegria e orgulho esse título, passei a morar e viver em Iguatu, uma cidade que gosto muito”.
O prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor, decretou luto oficial e divulgou nota de pesar pelo falecimento da médica. “Sempre foi uma profissional atenciosa e dedicada, cumpridora com entusiasmo de seus serviços. Apresentamos o nosso pesar à família e lamentamos mais essa morte por Covid-19”.
Fonte: G1 CE