DestaquesIpu

Bombeiros civis de Ipu combatem focos de incêndios florestais

Ipu Post
Na última sexta-feira (07) nas proximidades do loteamento Miramar em Ipu, os bombeiros civis  foram acionados para combater  focos de  incêndios florestais que se alastrava nas proximidades.
 
Ainda é comum a ocorrência  de queimadas e incêndios florestais no nosso estado. 
Nesta época do ano, sobretudo por fatores climáticos, como os ventos e calor, e pelo uso indiscriminado do fogo, o problema é mais comum. Ter um planejamento claro para enfrentar a temporada é fundamental. Pois um dos principais motivos das queimadas ainda é o fato de o produtor rural não buscar o órgão ambiental competente para realizar a queima controlada e de acordo com as medidas de segurança ambiental conforme a lei.
 
O governador Camilo Santana decretou estado de emergência ambiental no Ceará, por meio do qual medidas devem ser tomadas para mitigar e até evitar o problema.
 
O Programa PREVINA é responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado, por meio de campanhas educativas, monitoramento de área, treinamento e capacitação aos brigadistas, além das ações in loco de combate ao fogo.
 
Confira algumas dicas para evitar incêndios florestais no período da seca: • Sempre capinar em volta e tirar o mato do local de forma manual; • Não queime lixo, aguarde o carro coletor; • Não jogar bituca de cigarro nas rodovias; • Fazer aceiros ao redor de casas, currais, armazéns, galpões etc.; • Manter os aceiros sempre bem roçados; • Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto. • Se for fazer uma queimada controlada, fazer no fim da tarde ou de manhã cedo e com a autorização da SEMACE.
 
PREVINA alerta: provocar incêndios sem autorização é crime ambiental!
Para denúncias, ligue para 0800 275 22 33 linha verde – SEMACE.
 
Programa PREVINA – Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais.
Diga NÃO às QUEIMADAS! 
 
 

 

Fonte: Ipu Notícias

Comente com Facebook