DestaquesEntretenimento

Chuva de meteoros Perseidas foi observada da cidade de Ipu; confira

Ipu Post

A chuva de meteoros Perseidas oriunda do rastro do cometa 109/Swift-Tuttle foi observada na madrugada desta quinta-feira (13), no município de Ipu, na região da Serra da Ibiapaba, no interior do Ceará. O fenômeno chegou ao pico de 1:00 h até o amanhecer, na última madrugada.

A nuvem Perseida é formada por partículas ejetadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol, e ele já fez esse caminho incontáveis vezes. A maior parte do material presente na nuvem hoje tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento mais recente de poeira neste rastro, formada durante a passagem do cometa em 1862.

Na noite de pico, a Perseidas chega a produzir até 100 meteoros por hora, caso observada em uma região onde o céu está livre de poluição luminosa e sem nuvens. Na Perseidas, os meteoros são velozes e brilhantes, e podem deixar rastros que duram alguns segundos. Também podem ocorrer a aparição de bólidos, meteoros muito brilhantes que geram clarões no céu.

Observação

O fenômeno é visível anualmente a partir de meados de Julho, registrando-se a maior atividade entre os dias 8 e 14 de Agosto, ocorrendo o seu pico por volta do dia 12. Durante o pico, a taxa de estrelas cadentes pode ultrapassar as 60 por hora. Podem ser observadas ao longo de todo o plano celeste, mas devido à trajetória da órbita do cometa Swift-Tuttle, são observáveis essencialmente no Hemisfério Norte.

A famosa chuva de estrelas das Perseidas tem sido observada ao longo dos últimos 2.000 anos, com a primeira descrição conhecida deste fenômeno registrada no Extremo Oriente no ano 36. Na Europa recém cristianizada, as Perseidas tornaram-se conhecidas como Lágrimas de São Lourenço.

Em Ipu, a cerca de 296 quilômetros de Fortaleza, a chuva  foi observados pelo repórter e diretor-geral do Ipu Post, Jardel Pessoa, que conseguiu ver 26 meteoros entre 1:00 e 4:00 h desta madrugada. A chuva poderá ser observada novamente na madrugada desta sexta-feira. 

Da Redação do Ipu Post
Com conteúdo Wikipédia e Canaltech

Comente com Facebook

Ipu Post