DestaquesIpu

Comitê da Bacia do Acaraú debate gestão da água em Ipu e região

Ipu Post

Nesta quarta-feira (13/03), a Sede da APA da Bica do Ipu sediou o 3º Encontro Regional para a Renovação do Colegiado do Comitê da Bacia do Acaraú. O evento reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para discutir os desafios e soluções para a gestão da água na região.

O prefeito de Ipu, Robério Rufino, os secretários de agricultura, turismo e o diretor do SAAE de Ipu, Thiago Mororó, além de vereadores do município e cidades vizinhas prestigiaram o encontro.

Em entrevista ao site Ipu Notícias, o gerente da COGERH, Hiago Gomes, destacou os objetivos do encontro:

“O Comitê da Bacia do Acaraú é um colegiado formado por 27 municípios que tem como objetivo tomar decisões e encaminhamentos sobre o uso da água, principalmente em relação ao Açude Araras, um dos principais reservatórios da região. Estamos realizando quatro encontros regionais, este em Ipu é o terceiro, após os encontros em Marco e Sobral. Os próximos encontros serão em Santa Quitéria (27 de março) e culminarão em um congresso de renovação do colegiado em Sobral no dia 16 de abril. O intuito é reformular o comitê e colocá-lo em nova configuração para trabalhar e tomar as decisões necessárias para a gestão dos recursos hídricos da região.”

Desafios da gestão hídrica em Ipu

Hiago Gomes também abordou a questão hídrica do município de Ipu:

“A questão hídrica em Ipu é complexa porque a principal fonte de abastecimento é o Açude Araras, que se encontra em ótima situação, com mais de 80% de sua capacidade. No entanto, este encontro é importante para entendermos as particularidades de cada município.

Embora a principal fonte de Ipu esteja bem servida, outros municípios da região sofrem com a falta de água em determinados pontos, seja por questões operacionais ou por indisponibilidade de água na área específica. O atendimento por carro pipa, poços e cisternas é fundamental para suprir essa demanda.

A participação dos representantes dos municípios é crucial para que o Comitê da Bacia do Acaraú possa ter uma visão abrangente da realidade hídrica da região e tomar decisões eficazes para garantir a segurança hídrica para todos.”

Próximos passos

O 4º Encontro Regional será realizado em Santa Quitéria no dia 27 de março. Em seguida, o congresso de renovação do colegiado do Comitê da Bacia do Acaraú acontecerá em Sobral no dia 16 de abril.

O evento em Ipu foi um passo importante para o fortalecimento da gestão da água na região, reunindo diferentes atores para discutir soluções para os desafios hídricos do Acaraú.

 

Fonte: Ipu Notícias

Comente com Facebook

Ipu Post